Como fazer o backup no cPanel?

Primeiramente para fazer o backup no cPanel faça o login em seu cPanel. Depois de logado na barra de busca, digite backup. Em seguida, clique no ícone Backup.

backup no cPanel

Na tela inicial clique no botão DOWNLOAD A FULL ACCOUNT BACKUP.

Em seguida para realizar o backup no cPanel, preencha os dados conforme abaixo:

  • Destino do backup: Deixe a opção Diretório inicial.
  • Endereço de e-mail: Marque para ser notificado sobre a conclusão do backup e informe seu e-mail.
  • Não envie notificação de e-mail da conclusão do backup: Marque para não ser notificado sobre a conclusão do backup.

Para iniciar o backup no cPanel, clique no botão GERAR BACKUP.

backup no cPanel

Após clicar no botão GERAR BACKUP a tela de que a solicitação de backup foi realizada com sucesso. Clique no botão voltar e aguarde o término para efetuar o download do arquivo.

Após conclusão do backup no cPanel, um arquivo com o conteúdo da conta será gerado e estará disponível para download através de um link. Caso ainda não esteja disponível aguarde e atualize a página dentro de alguns minutos. Para baixar o arquivo para seu computador, clique sobre a url do arquivo conforme mostrado abaixo:

backup no cpanel

O local do arquivo gerado está no diretório principal (Home) e após fazer o download dele recomendamos que você delete esse arquivo acessando seu Gerenciador de Arquivos caso seu espaço em disco esteja comprometido.

backup no cpanel

Também é possível baixar o full-backup ao qual o servidor da IDEON realiza automaticamente conforme Política de Backup definida do backup no cPanel.

backup no cpanel

Backup no cPanel Parcial e Restauração

É possível realizar um backup no cpanel de forma parcial como somente os arquivos, ou somente o banco de dados. Do lado esquerdo é possível baixar o backup escolhido e no lado direito é possível restaurar o mesmo backup.

Dê um lado você baixa backup no cpanel e salva no seu computador e no outro busca o arquivo e faz o upload para restauração. Ao realizar a restauração com sucesso um aviso será apresentado como mostra imagem abaixo.

backup no cpanel

Outra maneira de fazer a restauração dos arquivos via FTP ou Gerenciador de Arquivos bem como do Banco de Dados importando o arquivo SQL (no phpmyadmin) é extraindo o arquivo do full-backup e acessando as pastas homedir (arquivos) e mysql (banco de dados).

Para saber mais acesse a documentação oficial do cPanel.

Tutorial cPanel IDEON
Data de atualização
Tutorial
Como fazer o backup no cPanel?
Avaliação
51star1star1star1star1star