Política Postmaster

Política Postmaster publicada em 10/06/2009 e alterado em 18/03/2019

política postmasterPolítica Postmaster em sincronia com as melhores práticas, manifesta publicamente este documento particular que tem como objetivo formalizar o compromisso denominado Política Postmaster que fazem entre si. De um lado a Ideias Online Internet Ltda, denominada CONTRATADA, inscrita no CNPJ sob número 08.727.899/0001-50, com sede na cidade de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul. Do outro lado o CONTRATANTE que utiliza o SERVIÇO da CONTRATADA.

Entende-se como Política Postmaster uma série de medidas para a obtenção de um fim junto ao CONTRATANTE. O fim pretendido pela CONTRATADA é explicitar os motivos aos quais uma mensagem eletrônica pode não ser enviada ou recebida com sucesso e a relação com a Política Anti-Spam.

Para os devidos fins, fica esclarecido que Postmaster é o nome de uma conta de e-mail que é responsável pela manutenção do serviço de e-mail em um servidor. Quando o proprietário de uma conta de e-mail tem problemas, uma mensagem para o Postmaster ou (postmaster@) em geral chegará à pessoa que pode resolver o problema e no conteúdo deste e-mail estará explicitado o motivo do erro. 

Portanto, fica definido através dessa Política Postmaster que na maioria dos casos, esse erro significa que o e-mail não foi entregue ao destinatário porque:

– O endereço de e-mail não existe.
– O endereço de e-mail foi mal digitado.
– O domínio do endereço contém algum tipo de problema que o esteja impedindo de receber e-mails.
– A caixa de entrada desse e-mail está lotada.
– O endereço de e-mail de destino não está corretamente configurado para receber e-mails.

Reclamação enviada por um CONTRATANTE da CONTRATADA serão usadas como base para a recusa de conexões de qualquer sistema de e-mail. Assim sendo esclarecido a Política Postmaster, as entregas de mensagens eletrônicas através da rede de servidores da CONTRATADA seguem os seguintes requisitos técnicos:

1º) Sobre os bounced mail

1.1) O bounced mail é um endereço de e-mail que não pode receber mensagem devido a um erro, ou seja, os e-mails enviados para ele são rejeitados.

1.2) Existem dois tipos de bounced mail que pode ser temporário (soft bounce) ou permanente (hard bounce). Os soft bounces vêm normalmente de endereços com caixa cheia ou falha temporária de acesso. Os hard bounce geralmente são de e-mails inexistentes, o que configura em uma larga escala desses e-mails a prática de spam.

1.3) Os servidores da CONTRATADA rejeitarão conexões de servidores que apresentem mais que 10% de erro na lista de destinatários, também conhecido como “bounced mail” conforme definido em sua Política Anti-Spam.

2º) Listas RBL e as recomendações RFC

2.1) Sobre a Política Postmaster de uso de Listas RBL, a CONTRATADA analisa o fluxo de mensagens e poderá rejeitar conexões de servidores que possuam um comportamento suspeito de spam. Portanto haverá a imediata rejeição de mensagens provenientes de servidores listados nas listas RBL conforme definido na Política Anti-Spam.

2.2) Os servidores da CONTRATADA seguem as recomendações RFC 974RFC 4408RFC 2821RFC 2822 e RFC 4871 portanto, pode rejeitar conexões de endereços de IPs que não estejam de acordo com as recomendações da RFC 1912, em relação às configurações de DNS-Reverso.

3º) O SPF - Sender Policy Framework

3.1) O SPF é a sigla de “Sender Policy Framework” e é um sistema que evita que outros domínios, enviem mensagens não autorizadas em nome de um outro domínio. O domínio pode ou não autorizar que outros IP’s fora desta relação enviem e-mails em seu nome seguindo as regras da RFC 4408.

3.2) A CONTRATADA configura e publica o seu Registro de SPF padrão vinculado ao IP do SERVIDOR em cada CONTA e recomenda que o CONTRATANTE faça o mesmo através do cPanel caso utilize outro servidor de e-mail como Google e Microsoft por exemplo.

3.3) Fica definido por essa Política Postmaster que a CONTRATADA poderá rejeitar mensagens quando o endereço IP de origem da conexão não for considerado válido de acordo com sua entrada SPF, para domínios que publicam seu Registro SPF.

3.4) A CONTRATADA por padrão utiliza o valor ?, assim, se evita que apenas por vir pra a CONTRATADA, o serviço de e-mail de algum novo CONTRATANTE para de funcionar.

3.5) A CONTRATADA considera a entrada SPF, um excludente para o recebimento de mensagens, caso a mesma esteja sendo enviada por um IP que o domínio não autoriza o envio, seja por ser um servidor novo, ou por ser uma tentativa de fraude com esse domínio, essas mensagens são excluídas.

4º) As técnicas proibidas e inseguras

4.1) O SERVIDOR da CONTRATADA por sua Política Postmaster não aceitará conexão configurada com IP dinâmico, muito menos de conexões de origem sistemas inseguros e de terceiro, sendo que esse incluem Open Proxies, Open Relay e qualquer outro sistema em que seja constatada a disponibilidade de ser utilizado de forma indevida.

4.2) O servidor da CONTRATADA não efetuará a entrega de mensagens suspeitas de estarem utilizando-se de técnicas para burlar filtros anti-spam tais como url codificados em hexadecimal, arquivos do tipo texto ou html codificados em Base64.

5º) Sobre a validade da Política Postmaster

5.1) A CONTRATADA poderá alterar esta Política Postmaster, aqui estabelecida, a qualquer tempo, por decorrência da adoção de novas tecnologias, alteração na legislação ou necessidades de segurança e funcionamento do website, e suas eventuais alterações estarão sempre disponíveis neste site, tornando-se válidas a partir da data de sua publicação no site.

6º) Sobre os direitos e o valor legal da Política Postmaster

6.1) Você não deverá copiar, modificar, reproduzir, transmitir, publicar, ou distribuir, de qualquer outra forma não permitida, no todo ou em parte, qualquer conteúdo direta ou indiretamente relacionadas a esta presente Política Postmaster, sem a prévia e expressa autorização, por escrito, da CONTRATADA ao qual é detentora do conteúdo dessa Política.

6.2) Esta Política Postmaster é um anexo ao Contrato de Hospedagem de Sites e será regida, exclusivamente, pelas leis brasileiras, e suas controvérsias deverão ser solucionadas entre o CONTRATANTE e a CONTRATADA em forma de conciliação propositiva para solucionar qualquer divergência.