Qual a diferença entre POP e IMAP?

diferença entre pop e imap

A principal diferença entre POP e IMAP é se você quer usar seus e-mails “dentro do servidor” ou fora dele e isso será bem detalhado a seguir.

Tanto o POP quanto o IMAP são protocolos de recebimento de e-mail que baixam mensagens de e-mail do servidor para o computador, smartphone ou tablet.

Os protocolos POP e IMAP permitem que o programa de e-mail sincronize com a conta de e-mail do servidor. Saiba então as principais diferença entre POP e IMAP:

Post Office Protocol (POP)

O POP permite sincronizar e baixar cópias das mensagens do e-mail para um computador local, assim as alterações realizadas a partir desse computador local como o envio ou exclusão de mensagens permanecem apenas no computador local. É possível configurar a exclusão automática sempre que ocorrer o download de mensagens ou também agendar a exclusão em período determinados. O POP é recomendado para quem:

  • Preferem manter o backup de todas as mensagens.
  • Preferem trabalhar individualmente e arquivar cópias de seus e-mails.
Internet Message Access Protocol (IMAP)

O IMAP permite ler as mensagens e pastas como estão no servidor, isto é,  todas as alterações realizadas na conta de e-mail, como o envio, modificações ou exclusão de mensagens podem ser visíveis por qualquer usuário da conta de e-mail, logado através do Webmail ou em outro programa de e-mail. A configuração IMAP é recomendada para quem: 

  • Precisa estar conectado a contas de e-mail a partir de vários computadores.
  • Precisam acessar a mesma conta de e-mail na forma de trabalho multiusuário.
  • Desejam que todas as conexões estejam em sincronia com o servidor.
Qual então é a melhor escolha para mim?

A diferença entre POP e IMAP é que o POP baixa as mensagens para o cliente local como Outlook por exemplo, e permite que sejam armazenadas no servidor. Porém, não existe o sincronismo nesse processo entre o computador e o servidor, somente o upload e download salvando localmente.

O IMAP sincroniza as pastas e os e-mails com o servidor, permitindo que um e-mail seja sincronizado entre vários locais sem perda de mensagens entre locais diferentes. Abaixo, resumimos as principais diferença entre POP e IMAP:

 POPIMAP
Método de recebimentoDownloadSincronismo
Acessos simultâneosNãoSim
Visualização do conteúdoCaixa de entradaTodas as pastas
Envio de emailsSalvo localSalvo no servidor
Indicação de usoBackup das mensagensUso diário
Tutorial cPanel IDEON
Data de atualização
Tutorial
Qual a diferença entre POP e IMAP?
Avaliação
51star1star1star1star1star