Migração de WordPress entre servidores

Como realizar a migração correta de um WordPress para mudar de um servidor/localhost para outro servidor? Através desse tutorial explicaremos de forma bem didática como você mesmo pode fazer.

1º) Backup de seus arquivos do WordPress

Primeiramente recomendamos que você faça um full-backup através do cPanel e salve o arquivo em seu computador. Depois, conecte sua conta via FTP e baixe todos os arquivos de seu WordPress (da raiz e diretórios). Se desejar, após baixar tudo pode zipar em um arquivo comprimido tudo isso. Enquanto vai baixando tudo, faça o backup do SQL do seu banco de dados através do phpMyAdmin (clique no nome do BD, em seguida em EXPORTAR e na próxima tela em EXECUTAR). Caso você não saiba qual é o BD do seu WordPress, abra o arquivo wp-config.php e procurar em DB_NAME, ali estará o nome do seu banco de dados.

2º) Upload dos arquivos e Restaurar o Banco de Dados

Chegou a hora de enviar os arquivos que você baixou do seu WordPress via FTP para o novo servidor, também por FTP. Se você optou por utilizar o .zip, basta enviar o arquivo comprimido e dependendo do seu programa de FTP você pode mandar extrair ou utilizar o Gerenciador de Arquivos do cPanel para fazer isso e extrair o .zip na raiz (public_html), conforme estava no servidor anterior.

Para restaurar o Banco de Dados, primeiramente você deverá criar um novo banco de dados através do cPanel. Com o novo banco criado, acesse o phpMyAdmin, clique sobre o nome do novo banco de dados e em seguida clique em IMPORTAR. Selecione arquivo que você fez o backup no passo 1, e clique em EXECUTAR. Pronto, seu banco de dados foi importado.

Agora é preciso que o usuário tenha permissão para acessar o banco de dados e por isso você deve criar o usuário e a senha e dar todos os privilégios para esse usuário. Tudo isso através do cPanel em Banco de Dados.

3º) Editando o wp-config e as permissões

O último passo é essencial, pois sem ele seu WordPress não conseguira se conectar com o novo banco de dados e não funcionará. Procure pelas linhas abaixo:

define(‘DB_NAME’, ‘NOME DO NOVO BANCO DE DADOS’);

/** MySQL database username */
define(‘DB_USER’, ‘NOME DE USUÁRIO DO NOVO BANCO DE DADOS’);

/** MySQL database password */
define(‘DB_PASSWORD’, ‘SENHA DO NOVO USUÁRIO DO BANCO DE DADOS’);

/** MySQL hostname */
define(‘DB_HOST’, ‘localhost’);

E substitua exatamente pelo nome do banco de dados, do usuário e senha conforme você criou no cPanel no passo 2.

Feita essa atualização, é só atualizar seu arquivo wp_config no seu novo WordPress e pronto.

4º) Finalizando a migração

Caso na migração você tenha trocado de domínio, no banco de dados que você criou procure pela tabela wp_options. Clique nela e em seguida na linha siteurl e atualize para o novo endereço do site site em WordPress caso tenha mudado de domínio ou de diretório.

Feito os 3 passos anteriores você já migrou e consegue acessar seu WordPress corretamente. Lembre-se de alterar os DNS do seu domínio antes de acessar e ter a certeza que seu WordPress foi migrado com sucesso para a IDEON. Qualquer dúvida ou dificuldade contate nosso suporte técnico para lhe auxiliar gratuitamente nesse processo.