Migração WordPress

migração wordpressMigração WordPress – Como realizar a transferência correta de um site em WordPress para mudar de um servidor para outro servidor ou de localhost para outro servidor? Através desse tutorial explicaremos de forma rápida e bem didática como você mesmo pode fazer isso em apenas 4 passos. Esperamos que já tenha conhecido e contratado a hospedagem WordPress da IDEON.

1º) Backup de seus arquivos do WordPress

Primeiramente recomendamos que você faça um full-backup através do cPanel e salve o arquivo em seu computador. Depois, conecte sua conta via FTP e baixe todos os arquivos de seu WordPress (da raiz e diretórios). Se desejar, após baixar tudo pode zipar em um arquivo comprimido tudo isso. Enquanto vai baixando tudo, faça o backup do SQL do seu banco de dados através do phpMyAdmin (clique no nome do BD, em seguida em EXPORTAR e na próxima tela em EXECUTAR). Caso você não saiba qual é o BD do seu WordPress, abra o arquivo wp-config.php e procurar em DB_NAME, ali estará o nome do seu banco de dados.

2º) Upload dos arquivos e Restaurar o Banco de Dados

Chegou a hora de começar de fato a migração WordPress e enviar os arquivos que você baixou do seu WordPress via FTP para o novo servidor, também por FTP. Se você optou por utilizar o .zip, basta enviar o arquivo comprimido e dependendo do seu programa de FTP você pode mandar extrair ou utilizar o Gerenciador de Arquivos do cPanel para fazer isso e extrair o .zip na raiz (public_html), conforme estava no servidor anterior.

Para restaurar o Banco de Dados, primeiramente você deverá criar um novo banco de dados através do cPanel. Com o novo banco criado, acesse o phpMyAdmin, clique sobre o nome do novo banco de dados e em seguida clique em IMPORTAR. Selecione arquivo que você fez o backup no passo 1, e clique em EXECUTAR. Pronto, seu banco de dados foi importado.

Agora é preciso que o usuário tenha permissão para acessar o banco de dados e por isso você deve criar o usuário e a senha e dar todos os privilégios para esse usuário. Tudo isso através do cPanel em Banco de Dados.

3º) Editando o wp-config e as permissões

O último passo da migração WordPress é essencial, pois sem ele seu WordPress não conseguira se conectar com o novo banco de dados e não funcionará. Procure pelas linhas abaixo:

define(‘DB_NAME’, ‘NOME DO NOVO BANCO DE DADOS’);

/** MySQL database username */
define(‘DB_USER’, ‘NOME DE USUÁRIO DO NOVO BANCO DE DADOS’);

/** MySQL database password */
define(‘DB_PASSWORD’, ‘SENHA DO NOVO USUÁRIO DO BANCO DE DADOS’);

/** MySQL hostname */
define(‘DB_HOST’, ‘localhost’);

E substitua exatamente pelo nome do banco de dados, do usuário e senha conforme você criou no cPanel no passo 2.

Feita essa atualização, é só atualizar seu arquivo wp_config no seu novo WordPress e pronto.

4º) Finalizando a migração WordPress

Caso na migração você tenha trocado de domínio, no banco de dados que você criou procure pela tabela wp_options. Clique nela e em seguida na linha siteurl e atualize para o novo endereço do site site em WordPress caso tenha mudado de domínio ou de diretório.

Feito os 3 passos anteriores você já migrou e consegue acessar seu WordPress corretamente. Lembre-se de alterar os DNS do seu domínio antes de acessar e ter a certeza que seu WordPress foi migrado com sucesso para a IDEON. Agora é aproveitar a melhor hospedagem WordPress do mercado e qualquer dúvida ou dificuldade contate nosso suporte técnico para lhe auxiliar gratuitamente nesse processo.