Qual meu IP?

A forma mais simples de descobrir meu IP atual de navegação na internet.

3.235.74.184

Aqui nessa página é fornecido o número do meu IP público que está sendo utilizado nesse momento por seu
computador para navegação na internet e através dele os servidores da IDEON podem permitir ou bloquear o acesso aos mesmos.

Caso seu serviço esteja inacessível efetue você mesmo o desbloqueio acessando sua conta na Minha IDEON.

A melhor maneira de não ter seu IP bloqueado é saber por qual motivo e como ele pode ser bloqueado clicando aqui.

Mas afinal, o que é o IP?

O IP conhecido como Internet Protocol é uma sequência de números única que identifica um dispositivo quando envia e recebe dados em uma rede como a internet por exemplo. Assim como para enviar uma correspondência corretamente ao destino é preciso do endereço, o meu IP serve para localizar e distinguir dispositivos uns dos outros e dar o endereço correto.

Sem o endereço de IP seria impossível estabelecer a comunicação entre esses computadores, celulares e tablets e todos os demais dispositivos conectados na internet, pois eles não se achariam. Entendido agora o que é o meu IP, que tal aprender mais?

meu ip
Meu IP é a minha identidade na internet!

O IP é um número que seu computador ou roteador recebe quando se conecta à Internet e é definido pelo seu provedor de Internet e pode ser estático (não mudar) ou dinâmico (mudando de tempos em tempos). O IP estático é um endereço permanente (fixo) associado a um dispositivo, usado geralmente por empresas ou em redes locais. Já o IP dinâmico é aquele que usamos para acessar a internet. Este pode mudar de acordo com as definições do provedor de internet.

O uso de computadores em rede, tal como a internet, requer que cada máquina possua um identificador que a diferencie das demais. É necessário que cada computador tenha um endereço, alguma forma de ser encontrado. O IP é uma tecnologia que permite a comunicação padronizada entre computadores, mesmo que estes sejam de plataformas diferentes, identificando-os de forma única em uma rede.

A comunicação entre computadores é feita através do uso de padrões, ou seja, uma espécie de linguagem que permite que todos os dispositivos se entendam. Em outras palavras, é necessário fazer uso de um protocolo que indique como os computadores devem se comunicar. No caso do IP, o protocolo aplicado é o TCP/IP chamado de Transmission Control Protocol/Internet Protocol.

O uso do protocolo TCP/IP não é completo se um endereço IP não for utilizado. Se, por exemplo, dados são enviados de um computador para o meu, o outro computador precisa saber meu IP assim como o meu precisa saber o endereço IP do emissor, caso a comunicação exija uma resposta. Sem o endereço IP os computadores não conseguem ser localizados em uma rede.

O endereço IP é uma sequencia de números de 32 bits, que se divide em 4 grupos de 8 bits cada um. Cada grupo é separado por ponto e recebe o nome de octeto ou byte. Um exemplo de IP é 200.174.114.228, sendo que cada octeto é formado por no máximo 3 caracteres, que podem ir de 0 a 255. Normalmente os 2 primeiros octetos de um IP são usados para identificar uma rede, mas isso não é regra. Em um lugar com 2 redes pode-se usar por exemplo 192.168 e 192.169 para identifica-las. O restante da numeração servirá para identificar os computadores de cada rede.

Como os IPs de redes locais tem o mesmo padrão dos IPs usados na internet, usa-se um padrão para distribuição de IP dentro dessas redes. Dessa forma, determinadas faixas de IP são usadas para redes locais, enquanto outras (a maioria) para internet. Como uma rede local não se comunica com com outra rede local, a menos que estejam conectadas, elas podem possuir os mesmos IPs para computadores em cada rede. Isso não se aplica ao meu ip na internet, já que se trata de uma grande rede e não pode ter 2 endereços IP com mesmo número.