A IDEON anuncia oficialmente que todos os clientes de planos de hospedagem semi-dedicada já poderão usufruir de um dos melhores sistemas operacionais já produzidos: o CloudLinux. Com ele, é possíver ter um maior controle sobre os recursos do servidor e equacioná-los de forma equivalente e proporcional para um dos planos evitando assim que usuários que abusem do servidor prejudiquem de fato os demais usuários.

 
Sobrecarga de uso dos recursos

Um problema comum dos servidores que hospedam é que não há um controle específico nativo do sistema operacional para a subdivisão dos recursos do servidor, fazendo com que um determinado usuário hospedado no servidor extrapole os recursos controlados pelo plano, deixando o servidor lento ou, em muitos casos, indisponível, sendo necessária a sua reinicialização e suspensão do domínio que está sobrecarregando o uso do servidor.

Mesmo com o uso de scripts ou até pelo controle do próprio Painel IDEON, o servidor Linux não foi preparado especificamente para manter um serviço de hospedagem compartilhada, apesar de ser o melhores sistema operacional para este fim. Abaixo, ilustramos como são os servidores de hospedagem normal e como funciona com o CloudLinux. No CloudLinux cada conta de hospedagem pode "crescer e usar" até o seu limite oferecido no plano, não sendo possível usar mais recursos como em um servidor convencional.



Um sistema desenhado sob demanda

O CloudLinux é capaz de trabalhar em uma mesma topologia preparada para o Painel IDEON, porém com aproveitamento muito maior dos recursos do servidor, como o processamento, memória, controle de processos, etc. Tecnicamente falando, é como se o CloudLinux mantivesse cada conta do servidor dentro de uma VM (máquina virtual) e delimitasse os recursos de que cada uma dessas VMs poderia utilizar no servidor.
 
Com os recursos em sua utilização máxima, é possível setar uma escala de flexibilidade para que o serviço não seja afetado. Se mesmo assim o uso dos recursos continuar no limite, automaticamente o CloudLinux mantém todas as outras contas do servidor funcionando normalmente, porém faz com que aquela conta em específico não saia do ar, porém fique lenta para novos acessos/uso de recursos, até que a utilização de recursos normalize para a conta específica.
 
Esta limitação atualmente funciona para recursos de RAM, CPU, quantidade total de processos por conta e quantidade total de acessos simultâneos a scripts dinâmicos, como PHP, CGI, recursos de MySQL e I/O de disco.
 
Benefícios do CloudLinux

Um grande diferencial da plataforma é que ela possui diversos gráficos de uso dos recursos de cada uma das contas hospedadas no servidor, ou seja, é possível equacionar qual site está tendo um uso grande dos recursos do servidor e prover medidas preventivas para este tipo de problemas.

Monitorando via estatísticas o uso de cada uma das contas, é possível saber o motivo específico de um site usar muitos recursos dentro de um plano de hospedagem e, com isso, verificar maneiras mais eficientes de controlar esta sobrecarga. Normalmente se um determinado website está com o código mal formatado, o uso dos recursos do servidor poderá fazer com que a máquina pare! Este mesmo tipo de problema não ocorre no CloudLinux, afinal o uso dos recursos não é feito de escala global no servidor, mas sim especificamente em cada conta.


Quarta-feira, Abril 9, 2014

Voltar