LiveZilla Live Chat Software

Minha IDEON

Fale conosco

  • Suporte técnicosuporte@ideon.net.br
  • Financeirofinanceiro@ideon.net.br
  • Comercialcomercial@ideon.net.br
  • Atendimentoideon@ideon.net.br

Fechar Minha IDEON

Minha IDEON

Política Anti-Spam

Política Anti-Spam

Publicado em 27/11/2007 e alterado em 18/03/2017


A IDEON, em sincronia com as melhores práticas e dos órgãos não-governamentais mais influentes da Internet, manifesta publicamente seu compromisso anti-spam. Por ele a IDEON se compromete a orientar e dificultar, por todos os meios, a prática de spam e a divulgar o repúdio a essa prática, bem como o propósito de impedir que seus usuários a executem.

Em contrapartida, todo aquele que se torna um usuário da IDEON, aceita integralmente e sem restrições, automaticamente, pelo simples ato da contratação de qualquer plano de hospedagem oferecido pela IDEON, o compromisso de não praticar spam em qualquer de suas modalidades.

Sendo assim, todos os usuários da IDEON se obrigam a seguir a norma de repúdio ao spam, responsabilizando-se pelo cumprimento da regra de não praticar spam em hipótese alguma e sob nenhum pretexto.

Para fins teóricos, spamming é a prática de envio em massa de spam e spammer é a designação dada ao seu autor. As características principais do spamming são o envio da mensagem para milhares de pessoas ao mesmo tempo e a ausência de autorização do destinatário para utilização do seu endereço eletrônico.

Portanto, esta é a Política de Compromisso Anti-Spam da IDEON e de seus usuários. Cumpra-o e faça com que o mesmo seja cumprido em prol de uma internet melhor. Deve-se entender “POLÍTICA” para os fins do presente como sendo uma série de medidas para a obtenção de um fim. O fim pretendido pela IDEON é o combate à prática de spam, como aqui declarado e as medidas adotadas se dividem em:

1º) Informativa

Destinadas a esclarecer aos usuários da IDEON, o que é o spam e as formas de minimizar acusações de prática dele. Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Os planos de hospedagem da IDEON permitem o envio máximo de destinatários por hora que são:

– Plano Light: 150 e-mails/hora
– Plano Web: 250 e-mails/hora
– Plano Pro: 500 e-mails/hora
– Plano Liberty: 800 e-mails/hora

Portanto, cabe ao usuário da IDEON o respeito a POLÍTICA aqui estabelecida e divulgada. Ciente disso, o usuário que necessita um servidor para envio de e-mails em maior quantidade deverá contratar um Servidor SMTP (conhecido como E-mail Marketing) para o devido fim, e não o Servidor de hospedagem de sites como o oferecido pela IDEON.

É vedado aos usuários da IDEON, o recebimento de mais de 10% (dez por cento) de e-mails “bounced”. Entende-se por e-mail “bounced” (e-mail de retorno com erro), qualquer tipo de erro que comprometa a entrega da mensagem ao seu destinatário (VER POLÍTICA POSTMASTER). Um dos erros mais comuns no caso de spam é caixa postal de destino inexistente.

2º) Tecnológicas

Consiste do instrumental técnico colocado à disposição dos usuários da IDEON não só para evitar o recebimento de spam (tais como filtros, apelido oculto, lista de e-mails bloqueados, confirmação de origem, etc) como também para evitar ser acusado da prática de spam. Para tais controles e ferramentas tecnológicas de combate ao spam, a IDEON utiliza:

– O software MailScanner, um dos mais completos e modernos software de segurança de e-mail que trata de fazer o scan aos e-mails que chegam às caixas de entrada de todas as contas de e-mail gerenciadas pela IDEON. Isso permite diminuir em muito a quantidade de spam e vírus recebidos e enviados pelos servidores da IDEON.

– As Listas RBL (abreviatura de “Real-time Blackhole List”) são listas que contém vários IPs e hostnames de servidores que disparam e-mails de spam, para que possam ser bloqueados. Sendo assim, um IP bloqueado em alguma lista RBL não será entregue (por servidores assinantes das listas RBL) e-mails enviados por ele.

Além das duas principais ferramentas tecnológicas acima, a IDEON dispõe de outras configurações exclusivas em seus servidores para a correta adequação ao cumprimento das boas práticas.

3º) Evitando a prática do spam

– Não envie newsletter pressupondo que os destinatários gostariam de recebê-las. Somente utilize essa prática para assinantes do seu conteúdo e enviando os newsletter através de um servidor próprio para este fim, como os servidores SMTP.

– Não compre listas de e-mails, já que isso no mínimo é ilegal, e certamente gerará reclamações de envio de spam por sua parte. Se algum visitante de seu site se cadastrar como seu cliente, isso não quer dizer que ele aceitou receber propaganda sua.

– Mantenha seus computadores e dispositivos móveis atualizados e protegidos com antivírus de confiança. Utilize senhas fortes para suas contas de e-mail e se possível as troque com frequência.

4º) Repressivas

Consiste em disposições contratuais que autorizam a IDEON a suspender e/ou retirar do ar, sumariamente e sem aviso prévio, as contas de hospedagem de usuários que violem esta POLÍTICA assumida por ocasião da contratação dos planos de hospedagem da IDEON. O usuário deve adotar e seguir a risca o máximo permitido de e-mails enviados por hora para seu plano contratado conforme aqui divulgado.

Em casos específicos de infecção de contas de hospedagem ou de computadores do usuário e por este motivo a prática de envio de spam, sem o consentimento do usuário, as regras repressivas acima listadas serão praticadas pela IDEON, porém após a solução do problema não haverá práticas punitivas. No caso de reincidência, o devido usuário pode ser punido já que de sua responsabilidade, não houve controle para tal impedimento de envio de spam novamente.

5º) Punitivas

Em último caso, a IDEON tomará como prática a suspensão sumária da conta de hospedagem por tempo indeterminado e/ou a exclusão da conta de hospedagem do servidor com o término do contrato de hospedagem de site com o usuário. Em casos extremos de spamming, a IDEON permitirá a inclusão do domínio do usuário como spammer.

Conclusões finais

De modo objetivo, spam, para efeito da POLÍTICA pode ser definido como o envio de e-mails e/ou de qualquer outro tipo de mensagem eletrônica que motive reclamação de qualquer destinatário do mesmo e/ou de qualquer organismo e/ou indivíduo com funções de combate e repressão à prática de spam.

Apesar de ser muito tentador usá-lo como meio publicitário, ele está forçando toda a Internet a uma mudança nos regulamentos de uso do sistema de e-mails e aumentando suas restrições e punições contra os usuários que praticam spam.

É importante também sempre denunciar o spam, que é uma prática negativa para a internet e somente por meio das denúncias poderemos combatê-la. Como fontes complementares sobre o spam recomendamos:

SpamCop
Spam.Abuse.net
ScamBusters.org
Spambot Beware
Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)