Política Postmaster

Publicado em 10/06/2009 e alterado em 18/03/2017


A IDEON, em sincronia com as melhores práticas e dos órgãos não-governamentais mais influentes da Internet, manifesta publicamente sua Política de Postmaster.

Para os devidos fins, fica esclarecido que POSTMASTER é o nome de uma conta que é responsável pela manutenção de serviços de correio eletrônico em um servidor de e-mail. Quando o possuidor de uma conta tem problemas com o correio eletrônico, uma mensagem para “Postmaster” ou “postmaster@máquina.org.domínio.nome” em geral chegará à pessoa que pode resolver o problema. No conteúdo deste e-mail estará explicitado o motivo do erro.

Na maioria dos casos, esse erro significa que o e-mail não foi entregue ao destinatário porque:

– o endereço de e-mail não existe;
– o endereço de e-mail foi mal digitado;
– o domínio do endereço contém algum tipo de problema que o esteja impedindo de receber e-mails;
– a Caixa de Entrada desse e-mail está lotada;
– o endereço de e-mail de destino não está corretamente configurado para receber e-mails.

Portanto, após esclarecido, as entregas de mensagens eletrônicas (e-mail) através da rede da IDEON seguem os seguintes requisitos técnicos:

1. Os servidores da IDEON poderão rejeitar conexões de servidores que apresentem mais que 10% de erro na lista de destinatários, também conhecido como “bounced” (VER POLÍTICA ANTI-SPAM).

2. A IDEON analisa o fluxo de mensagens e poderá rejeitar conexões de servidores que possuam um comportamento suspeito de SPAM. Haverá a sumaria rejeição de mensagens provenientes de servidores listados nas listas RBL (VER POLÍTICA ANTI-SPAM).

3. A IDEON publica o seu registro de SPF e recomenda que todos os usuários façam o mesmo através do cPanel.

4. Os servidores de e-mail da IDEON não aceitarão conexões configurados com IPs dinâmicos.

5. Os servidores de e-mail da IDEON não aceitarão conexões oriundas de sistemas inseguros. Sendo que estes incluem open relays, open proxies ou qualquer outro sistema em que seja constatada a disponibilidade de ser utilizado de forma indevida.

6. O servidor de e-mail da IDEON não irá efetuar a entrega de mensagens suspeitas de estarem utilizando-se de técnicas para burlar filtros anti-spam tais como URLs encodadas em hexadecimal, arquivos do tipo texto ou html encodados em Base64.

7. A IDEON poderá rejeitar mensagens quando o endereço IP de origem da conexão não for considerado válido de acordo com sua entrada SPF, para domínios que publicam seu registro SPF.

8. Os servidores de e-mail da IDEON seguem também as seguintes recomendações: RFC 974, RFC 4408, RFC 2821, RFC 2822 e RFC 4871.

9. Os servidores de e-mail da IDEON podem rejeitar conexões de endereços de IPs que não estejam de acordo com as recomendações da RFC 1912, em relação às configurações de DNS-Reverso.