LiveZilla Live Chat Software

Minha IDEON

Fale conosco

  • Suporte técnicosuporte@ideon.net.br
  • Financeirofinanceiro@ideon.net.br
  • Comercialcomercial@ideon.net.br
  • Atendimentoideon@ideon.net.br

Fechar Minha IDEON

Minha IDEON

Habilitando as URLs amigáveis no OpenCart

Habilitando as URLs amigáveis no OpenCartUm recurso muito interessante existente no OpenCart é o URLs amigáveis (URLs Rewriting) que nada mais é que deixar a URL do seu produto mais amigável para buscadores e clientes, uma usabilidade para sua loja realmente essencial.

Exemplo, por padrão: http://www.sualoja.com.br/index.php?route=product/product&product_id=10

Com URLs Amigáveis: http://www.sualoja.com.br/nome_do_seu_produto

Gostou da idéia? Então mãos a obra!

Para configurar é muito fácil, porém, antes de começar é importante modificar em sua loja online o nome do arquivo “htaccess.txt” para “.htaccess“ (este arquivo vem junto com o pacote zipado do OpenCart).

Importante: Se você instalou sua loja OpenCart em uma pasta, ficando a url da sua loja por exemplo www.meudominio.com.br/loja, você deve editar o arquivo .htaccess com um editor de texto e localizar a linha:

RewriteBase /

E seguindo nosso exemplo mudar para:

RewriteBase /loja/

Salve a alteração no arquivo.

1ª observação: o termo loja deve ser substituído pelo nome da pasta onde você instalou o OpenCart, sendo que, se você não criou uma pasta para instalar o OpenCart, o procedimento de alteração na linha citada não é necessário.

2ª observação: Se você utiliza uma hospedagem Windows com servidor IIS, o procedimento citado anteriormente não funcionará, neste caso, você deve copiar o código abaixo e salvar em um arquivo com o nome “web.config” (o nome do arquivo é “web” e a extensão “config”), depois delete o arquivo htaccess.txt e no lugar dele coloque o web.config. Caso o procedimento citado não funcionar, solicite ao suporte de sua hospedagem, quais os procedimentos para converter o arquivo .htaccess para o formato compatível com o servidor IIS.

<configuration>
 <system.webServer>
 <rewrite> 
 <rules>
 <rule name="Main Rule" stopProcessing="true">
 <match url="^([^?]*)" />
 <conditions logicalGrouping="MatchAll">
 <add input="{REQUEST_FILENAME}" matchType="IsFile" negate="true" />
 <add input="{REQUEST_FILENAME}" matchType="IsDirectory" negate="true" />
 </conditions>
 <action type="Rewrite" url="index.php?_route_={R:1}" appendQueryString="true" />
 </rule>
 </rules>
 </rewrite>
 </system.webServer>
 </configuration>

Vamos as configurações no OpenCart:

1º Acesse a administração de sua loja, vá no menu Sistema->Configurações, localize a aba Servidor e a opção Usar URL amigável e selecione Sim.

2º Vá no menu Catálogos->Produtos e selecione um produto e clique em Editar, localize a aba Dados e a opção URL amigável e digite o nome do seu produto, mas lembre-se, não use acentos, “ç”, sinais de pontuação ou espaço entre o nome, para separar o nome do produto use “_” ou “-”, depois clique em Salvar.

3º Volte a sua frente de loja e faça o teste clicando no produto que você editou, note que a URL mudou, ficou mais amigável. Você deve fazer esse mesmo procedimento para todos os produtos.

Observação: Se o procedimento citado acima não funcionou, verifique com o suporte de sua hospedagem se é permitido o uso de arquivos .htaccess.

4º Se você quiser aplicar este mesmo recurso no link de seus departamentos, basta acessar o menu Catálogos->Departamentos, selecione um departamento e clique em Editar, localize a aba Dados e a opção URL amigável e digite o nome do departamento seguindo as mesmas regras para nome de produtos, depois clique no botão Salvar. Agora faça um teste em sua loja clicando no link do departamento, o link deve aparecer conforme o modelo abaixo:

5º O mesmo pode ser aplicado nos links das páginas de informações e fabricantes.

Aproveite tudo o que o OpenCart pode oferecer e o instale-o rapidamente e sem dificuldades através do instalador IDEON. Oferecemos hospedagem profissional e superior para o OpenCart com ativação relâmpago e garantia de qualidade.

Hospedagem host hosting OpenCart



Um comentário

  1. ana paula disse:

    quero compra