Guia de boas práticas na hospedagem de site

A IDEON em busca de oferecer a melhor experiência em hospedagem de site vem através desse guia explicar de maneira rápida e direta as melhores práticas na hospedagem de site. Tenha isso uma rotina e um mantra, pois através delas é possível minimizar problemas e evitar traumas como roubo e perda de dados.

Faça backups periodicamente

Os backups são fundamentais para o gerenciamento de servidor em TI. Por isso, é preciso que, periodicamente, sejam utilizadas mídias confiáveis para que sejam armazenadas as informações do servidor.

A ideia é que todo o conteúdo de um servidor seja armazenado também em outro local, de modo que ele possa ser recuperado, caso o sistema seja invadido por um vírus ou outro tipo de sistema malicioso, por exemplo.

Seu site não irá ficar protegido de ataques caso você faça um backup (cópia) de segurança, mas irá ficar prevenido para os casos em que seja atacado. Realizar backups regulares evita que todos os conteúdos sejam perdidos ou que plugins sejam instalados e possam infectar seu site.

Quando você tem uma cópia do conteúdo do seu site, os problemas podem ser resolvidos mais facilmente, podendo colocar tudo online novamente e sem a possibilidade de recomeçar do zero, já que irá manter a salvo seus materiais.

A recomendação aqui é realizar pelo menos um backup semanal de todo o site, e claro, não se esqueça da base de dados. Em sites com muitas atualizações diárias o recomendado é que os backups sejam feitos de forma mais regular, para evitar riscos maiores de perda.

Cuide de sua zona de DNS

Remover domínios complementares e estacionados não mais utilizados.

Remover subdomínios não mais utilizados.

Remover da zona de DNS configurações TXT não utilizadas.

Remover redirecionamentos não utilizados.

Proteja seus diretórios

Evitar deixar diretórios vazios ou sem um index.

Utilize o arquivo .htaccess

Mantenha suas contas de e-mail em dia

Acessar o Webmail e deletar mensagens desnecessárias.

Limpar sempre a lixeira para não sobrecarregar o espaço em disco da conta.

Deletar mensagens de e-mail na conta padrão do cPanel.

Site sempre atualizado e seguro

Atualizar sempre sua plataforma CMS, e-commerce ou outro bem como manter sempre atualizados plugins e o tema.

Priorize sempre por instalar plugins de segurança que reforcem a proteção do seu site.

Utilize sempre senhas fortes

9-) Senhas seguras
Conter no mínimo 6 caracteres, uma letra, um número. Não poderá começar ou terminar com caracteres especiais, não nome de usuário ou de domínio;
Não poderá constar em listas de senhas conhecidas disponíveis na internet, as quais são consideradas senhas fracas/mais utilizadas;
Deve preferencialmente possuir caracteres especiais disponibilizados: @ ^ ? ~ , * . # $ ! – = & ( ) _.
Essa medida é tomada para manter suas contas seguras, afim de evitar que o serviço seja utilizado por terceiros com finalidades maliciosas, impactando, inclusive, na performance dos serviços.

O uso de números, caracteres especiais e uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas faz com que seja mais difícil descobrir uma senha. Por exemplo, uma senha de oito caracteres com números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas tem trinta mil combinações possíveis a mais do que uma senha de oito caracteres somente com letras minúsculas.

Não esqueça de cuidar do seu navegador

Mantenha o navegador atualizado
A segurança do seu site está relacionado com a forma como você mantém atualizado seu navegador. Por isso, baixe as atualizações de segurança do seu navegador de internet, não deixando brechas para as vulnerabilidades dos browsers para hackers acessarem e utilizarem para instalar malwares em seus dispositivos.

Outra dica aqui é configurar seu navegador para não aceitar cookies de terceiros, plug-ins que geralmente você não usa, como o Active X; no tráfego de navegação configure o pedido de ‘Do not track’; desative, quando necessário, os scripts ativos; acione o bloqueador de pop up; além disso, desabilite barras de ferramentas que não são utilizadas para nada e; no Internet Explorer, altere o nível de segurança e privacidade para ‘alto’.

11-) Escolhendo os plug-ins do navegador com segurança
Você sabia que um plug-in tem total acesso sobre o que você digita no seu navegador? Pois bem, a escolha de um plug-in com segurança é a forma mais eficaz de diminuir ameaças e riscos de invasão no seu site. No momento de aceitar estes complementos, é preciso ter certeza que as configurações não virão com nenhuma extensão para instalação sem seu consentimento. Analise com cuidado os plugins na internet e tenha cuidado com os pedidos de permissão.