Como configurar o MailScanner

O MailScanner é o sistema de proteção do servidor de e-mails da IDEON. Ele que filtra o spam e todos os arquivos maliciosos que chegam a todas as suas contas de e-mail. E você pode gerenciar ele para personalizar ou ajustar ele conforme sua necessidade. Vamos lá aprender a mexer nele então?

Primeiro passo, acesse seu cPanel.

Ao logar no cPanel procure na aba EMAILS pelo MailScanner ou na barra de pesquisa digite MailScanner. Clique nele.

Ao abrir a página inicial do MailScanner vamos te ensinar duas coisas básicas aos quais você pode fazer, que são:

  • Adicionar na lista branca ou lista negra e-mails ou domínios aos quais você quer receber sempre (whitelist) ou nunca mais receber (blacklist).
  • Personalizar as ações do MailScanner ativando ou não que ele escaneie e filtre spam ou e-mails com arquivos maliciosos.

Vamos aprender a usar a Lista branca (whitelist) e a Lista negra (blacklist). Clique no botão E-MAIL BLACK/WHITELIST SETTINGS.

Agora adicione os endereços de e-mail ou de domínio (permitindo ou bloqueando todos os e-mails daquele domínio). Feito a lista, clique em CHANGE.

Note que o campo SPAM WHITELIST é para permitir o recebimento, assim o MailScanner não vai escanear esses e-mails, deixará passar direto. E no campo SPAM BLACKLIST é o contrário, quando você quer que o MailScanner barre todos os e-mails recebidos desses endereços.

RECOMENDAÇÃO:

Caso você tenha tido algum falso-positivo, por exemplo, recebeu um e-mail de um cliente com um anexo que você sabe que não é vírus mas o MailScanner bloqueou, adicione o e-mail desse cliente na Whitelist. Ou melhor, adicione o domínio dele, assim todos que enviarem um e-mail para você não será filtrado pelo MailScanner. Agora se você recebe muito spam e arquivos maliciosos de alguém indesejável, você pode bloquear ela e parar de receber os e-mails dela. Para isso, basta adicionar o e-mail ou domínio na Blacklist.

Agora vamos ver abaixo como você vê a sua configuração atual.

Veja que o MailScanner filtra spam e vírus. Assim é possível definir se você quer que o MailScanner filtre (sim ou não). No caso de Vírus, após filtrado e identificado um arquivo malicioso, você quer receber o e-mail limpo, sem esse arquivo, sim ou não? E no caso de spam, para e-mails indesejáveis leves ou alto você quer que seja entregue, deletado ou encaminhado para outro e-mail?

Enfim, nessa área você pode configurar todas essas opções:

Feito suas escolhas, basta clicar no botão CHANGE e pronto. A partir de agora o MailScanner respeitará a sua vontade.

Todas as configurações do MailScanner para o servidor podem ser encontradas aqui.