Minha IDEON

Fale conosco

Fechar Minha IDEON

Minha IDEON

Como configurar o Cloudflare

Como configurar o Cloudflare? A configuração de um site no Cloudflare é muito simples. Primeiro passo é criar uma conta no Cloudflare. Para isso, acesse o site do serviço e abra sua conta no topo da página. Preencha o formulário inserindo seu e-mail e uma senha e em seguida, clique em Create Account.

Como configurar o Cloudflare

Como configurar o Cloudflare (Passo 1) – Na próxima tela insira o domínio do site que você deseja configurar no Cloudflare. No caso, usaremos o site de exemplo meusite.com.br.

Como configurar o Cloudflare

Como configurar o Cloudflare (Passo 2) – Em seguida se exibe uma mensagem informando que os servidores da Cloudflare estão identificando as entradas de DNS do seu domínio, para que você não precise fazer isso manualmente. E essa é uma grande vantagem, pois antigamente isso devia ser feito manualmente e deixava seu site fora do ar.

Como configurar o Cloudflare

Como configurar o Cloudflare (Passo 3) – Em seguida escolha seu plano gratuito que dá acesso às principais funcionalidade de proteção e melhoria de desempenho. O plano gratuito oferece proteção contra ataques DDoS, CDN e 3 regras (page rules), entre outros recursos independente do número de visitantes.

Como configurar o Cloudflare

Como configurar o Cloudflare (Passo 4) – Após escolher o plano você pode revisar as entradas de DNS que o Cloudflare identificou automaticamente, e acrescentar outras se desejar. Se a nuvem estiver laranja, significa que aquele endereço está passando pelo Cloudflare. Se estiver cinza, está passando direto (bypass) para a IDEON. Você não precisa se preocupar com isso, se não quiser, pois o sistema vai sugerir automaticamente as entradas que devem ou não passar pela Cloudflare.

Como configurar o Cloudflare

Como configurar o Cloudflare (Passo 5) – O Cloudflare consegue identificar todas as entradas de DNS que estão configuradas para o domínio. Mas se você quiser conferir e fazer uma revisão manual, basta acessar o cPanel da IDEON e verificar os registros.

Como configurar o Cloudflare

Como configurar o Cloudflare (Passo 6) – A tela seguinte exibe os nameservers. Para finalizar a configuração, você deve acessar o painel onde você registrou o seu domínio e alterar os DNS para os informados pela Cloudflare. Após esta mudança, o seu tráfego passa a ser direcionado para os data centers da Cloudflare, ao invés da IDEON.

Como configurar o Cloudflare

Como configurar o Cloudflare (Passo 7) – Uma mudança de DNS pode levar até 48 horas para se propagar na internet. Mas como o servidor da IDEON continua funcionando normalmente, o site não fica fora do ar nem por um segundo. Assim, pode ficar tranquilo, porque a transição é segura e sem dificuldades.

Como configurar o Cloudflare (Passo 8) – Continue para prosseguir para o Painel de controle do Cloudflare onde exibe o status do DNS. Se a mudança ainda não estiver se propagado, o status será pendente e mostrará a mensagem: “Website not active (DNS modification pending)”.

Como configurar o Cloudflare

Após o sistema identificar que o DNS está apontado para os servidores da Cloudflare, o status muda para ativo (active) como mostrado abaixo.

Como configurar o Cloudflare

Logo após este setup inicial, você já tem acesso ao Painel de Administração do Cloudflare.

Aprenda também sobre como usar o Painel de administração do Cloudflare.

Como configurar o Cloudflare
Artigo
Como configurar o Cloudflare
Descrição
A IDEON é uma empresa de hospedagem de sites especializada em servidores de alta performance com planos de hospedagem semi-dedicado e instalador automático para as mais populares plataformas online.
Autor
Empresa
Ideias Online Internet Ltda