Minha IDEON

Fale conosco

  • Suporte técnicosuporte@ideon.net.br
  • Financeirofinanceiro@ideon.net.br
  • Comercialcomercial@ideon.net.br
  • Atendimentoideon@ideon.net.br

Fechar Minha IDEON

Minha IDEON

Melhor performance do Moodle no servidor

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Melhor performance do Moodle no servidorA IDEON se destaca na solidez de seus servidores próprios para Moodle e agora de fatos vamos esmiuçar o que fazemos para que de fato seu Moodle hospedado na IDEON tenha uma performance superior independente do tamanho de seu Moodle.

Partimos do princípio que o Moodle é sim uma plataforma robusta e a sua complexidade exige isso. Mas isso, não justifica um servidor não ser preparado e ter os ajustes e configurações necessárias para que um grande Moodle rode tão bem como um simples blog.

1º) HARDWARE E SOFTWARE

Melhor performance do Moodle no servidor

Melhor performance do Moodle no servidor

Sistemas rodando em servidores Linux são mais velozes que servidores Windows, principalmente em termos de linguagem PHP, linguagem nativa do Moodle. No caso da hospedagem semi-dedicada para Moodle a IDEON opera com servidor 100% dedicados para rodar os três serviços juntos. Para que os servidores tenham um alto poder de processamento sem a necessidade de “dividir em load balance” a IDEON investe pesado nos seguintes itens de hardware:

– HD: 1Tb por servidor e capacidade máxima de armazenamento de 50 contas.
– Processamento de CPU por conta: 15% de overload.
– RAM: Dividida 12Gb de RAM para as 50 contas o que possibilita upload de até 500Mb de arquivos e sessions de 30 minutos.

2º) CONFIGURAR O MOODLE

Agora vamos tratar com algumas dicas simples que você mesmo pode fazer em seu Moodle. No menu esquerdo do Moodle, procure o ícone Servidor e depois clique em Manipulação de Sessão. Depois escolha a opção “Use o banco de dados para informações da sessão ”.

Melhor performance do Moodle no servidor

Melhor performance do Moodle no servidor

3º) INSTALAR O MOODLE EM UM SUB-DOMÍNIO

No subdomínio, podemos apontar as imagens e scripts utilizando apenas o caminho absoluto. Caso você não tenha instalado seu Moodle em um sub-domínio, siga os passos abaixo:

Abra seu Painel IDEON e crie o subdomínio (moodle.seusite.com), apontando para a pasta /moodle, por exemplo.

– Acesse o arquivo config.php dentro da pasta /moodle.
– Altere o valor da variável [$CFG->wwwroot=”http://www.seusite.com/moodle”] p/ [$CFG->wwwroot=”http://moodle.seusite.com”].

4º) REMOVER SEU DOMÍNIO DO CSS E JAVASCRIPTS

No modo convencional, as folhas de estilos CSS e JavaScripts estão apontando para o mesmo endereço de domínio como mostra imagem abaixo:

Melhor performance do Moodle no servidor

Melhor performance do Moodle no servidor

Ao utilizar o subdomínio, podemos retirar a URL principal da seguinte forma:

Melhor performance do Moodle no servidor

Melhor performance do Moodle no servidor

Desta maneira, haverá redução de vezes que o navegador precisará consultar a tabela ARPs do seu servidor e consequentemente a diminuição no tempo de carregamento da página. Para retirar o endereço do site no HTML nas tags javascript, abra o arquivo /lib/javascript.php, e remova as variáveis [$CFG->wwwroot].

Faça o mesmo no arquivo /lib/weblib.php para retirar o endereço do domínio das folhas de estilos (CSS). Localize a variável [$CFG->pixpath], alterando o seu valor de [$CFG->wwwroot .”/pix”] para apenas [“/pix”]

5º) BANCO DE DADOS

O PHP possui comunicação nativa com o MySQL por isso é extremamente veloz.  Faz-se necessário melhorar a indexação da tabela no moodle que armazenarão esses dados, a mdl_sessions2. Utilize o seguinte script para MySQL ALTER TABLE mdl_sessions2 ADD INDEX mcreated_ix (created); ALTER TABLE mdl_sessions2 ADD INDEX modified_ix (modified).

Outra configuração importante é o tamanho (em Mb) que o MySQL irá aceitar como pacote de informações. Rode no banco de dados o seguinte comando, para MySQL: set global max_allowed_packet = 33777216; O valor foi setado para 32Mb.

6º) CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR WEB

Quando o servidor fica muito lento e acaba  nas tabelas de sessão, impedindo que os alunos escrevam ou atualizem essa tabela é recomendado seguir a seguinte dica e editar as seguintes páginas do seu Moodle:

– /lib/adodb/session/adodb-session.php
– /lib/adodb/session/adodb-session2.php

Procure a linha $binary = $conn->dataProvider === ‘mysql’ ? ‘/*! BINARY */’ : ”;
e substitua para $binary = $conn->dataProvider === ‘mysql’ ? ” : ”;

Para saber mais sobre fonte de consulta de desempenho Moodle acesse: http://docs.moodle.org/all/pt_br/Desempenho

Aproveite tudo o que o Moodle pode oferecer e o instale-o rapidamente e sem dificuldades através do instalador IDEON. Oferecemos hospedagem profissional e superior para o Moodle com ativação relâmpago e garantia de qualidade.

Hospedagem host hosting Moodle

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.