Minha IDEON

Fale conosco

  • Suporte técnicosuporte@ideon.net.br
  • Financeirofinanceiro@ideon.net.br
  • Comercialcomercial@ideon.net.br
  • Atendimentoideon@ideon.net.br

Fechar Minha IDEON

Minha IDEON

Como criar e configurar um curso no Moodle

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Como criar e configurar um curso no MoodleFeito a instalação do Moodle através do instalador automático da IDEON vamos a um breve tutorial de como criar o primeiro curso no Moodle. Para a criação do curso, primeiro é necessário criar uma categoria para o curso então clique no link acrescentar/modificar cursos em configurações –> administração do site –> cursos.

Como criar e configurar um curso no Moodle

Como criar e configurar um curso no Moodle

Ao clicar você será direcionado para a página de gerenciamento de categorias do Moodle onde criaremos uma nova categoria para o curso. Feito isso, clique em acrescentar uma nova categoria. Para criar a categoria, deve-se informar a categoria pai, nome da categoria, id da categoria e descrição.

Vamos chamar essa categoria de Minha categoria e a categoria pai será a categoria padrão do Moodle que é chamada de Miscelânea. No id da categoria colocaremos um nome ou um número único para diferenciar essa categoria das outras, vamos colocar “cursos-a-distancia” e clicamos em “criar categoria” para confirmar a criação.

Agora, clicaremos no botão criar um novo curso na página de gerenciamento de categorias para darmos inicio a criação do curso, na página de criação do curso:

Como criar e configurar um curso no Moodle

Como criar e configurar um curso no Moodle

Agora vamos a descrição detalhada de cada campo da página de criação de curso do Moodle:

Categoria: Selecionar em qual categoria cadastrar o curso vamos selecionar a categoria “Minha categoria” que criamos anteriormente.
Nome Completo: Colocar o nome do nosso curso vamos chama-lo de “Meu curso”.
Nome Breve: Colocar um nome abreviado do curso.
Número de Identificação: Informar uma identificação única para o nosso curso que será chamada de “meu-curso”.
Sumário do Curso: Aqui inserimos o sumário do novo curso.
Formato: Selecionar o formato do curso onde o Moodle possui 4 formatos que são:
– Formato Social (O tema do curso gira em torno de um fórum).
– Formato Semanal (As aulas são divididas em semanas).
– Formato de Tópicos (Cada matéria ou módulo do curso é em tópicos).
– Scorm (Formato de tópicos então selecionamos essa opção).
Layout do Curso: Nós temos duas opções de layouts que consistem em mostrar um tópico por página ou mostrar todos os tópicos em uma mesma página.
Número de Semanas ou Tópicos: Devemos selecionar quantos tópicos ou semanas nosso curso vai possuir.
Data de Início do Curso: Selecionar a data que o curso terá início, até a data marcada nosso curso ficará indisponível para os alunos fique livre para escolher a data que achar melhor.
Seções Escondidas: São seções ou tópicos que marcamos como invisíveis após criarmos o curso, clicando no botão do lado direito do tópico chamado “esconder tópico”. Temos duas opções de esconder uma seção ou tópico são elas: invisíveis ou contraídas, nas invisíveis as seções não são apresentadas para os alunos já nas contraídas elas são mostradas compactadas.
Quantas Notícias Mostrar: O “últimas notícias” é um fórum especial que somente os curso do tipo semanal ou tópicos possuem, é um local onde podemos colocar notícias, novidades entre outras coisas. Neste campo podemos selecionar quantas notícias o bloco últimas noticias irá apresentar sendo que 0 o bloco últimas notícias será totalmente escondido.
Mostrar Livro de Notas aos Estudantes: Devemos escolher se queremos que o aluno tenha como acesso as notas que alcançou nas atividades do curso ou não.
Mostrar Relatório das Atividades: O relatório de atividades e um relatório que todos os professores tem acesso no qual inclui todas as atividades do aluno em determinado curso, essa é uma excelente ferramenta de monitoramento de atividades e temos a opção permitir ou não o acesso a esse relatório pelo aluno.
Tamanho Máximo de Upload: Está opção limita o tamanho máximo de upload de arquivos pelos alunos em atividades. A IDEON possui upload de até 500Mb nos planos semi-dedicados.
Permitir o Acesso de Visitantes: Nesta opção podemos decidir se queremos ou não disponibilizar o curso para usuários que não estejam cadastrados.
Senha: Somente caso disponibilizarmos nosso curso para visitantes, então nós pode-se definir uma senha para que somente aqueles visitantes que saibam a senha possam acessar o curso.
Modalidade Grupo: Temos três configurações para grupos, que são:
– Nenhum grupo (Não há sub-grupos, todos fazem parte de uma grande comunidade).
– Grupos separados (Cada membro de grupo pode ver apenas seu próprio grupo, os outros grupos são invisíveis).
– Grupos visíveis (Cada membro do grupo trabalha no seu próprio grupo mas pode também ver outros grupos).
Forçar Modalidade Grupo: Se forçarmos algum tipo de grupo as configurações particulares de grupos de cada atividade serão ignoradas e serão aplicadas as configurações padrão.
Disponibilidade: Define se o curso está ativo para os alunos inscritos ou não.
Forçar Idioma: Opção de forçar um idioma para que o aluno visualize o curso no idioma forçado, deixamos a opção não forçar assim o idioma padrão será selecionado.
Acompanhamento de Conclusão: Aqui podemos selecionar se queremos as opções de acompanhamento do aluno vamos selecionar a opção habilitado.
Acompanhamento de Conclusão começa na inscrição: Aqui se ativado o acompanhamento de conclusão podemos definir se queremos acompanhar desde o momento da inscrição do aluno.
Sua Palavra Para Gerente, Professor, Moderador e Estudante: Nesses campos temos a opção de dar um nome diferentes para esses tipos de usuário colocando o nome que preferirmos por padrão deixaremos como está.

Após preencher todos os campos deve-se clicar no botão “salvar mudanças” na parte inferior da página e pronto, curso foi criado com sucesso! Agora podemos criar atividades, disponibilizar material, interagir com alunos e muito mais.

Aproveite tudo o que o Moodle pode oferecer e o instale-o rapidamente e sem dificuldades através do instalador IDEON. Oferecemos hospedagem profissional e superior para o Moodle com ativação relâmpago e garantia de qualidade.

Hospedagem host hosting Moodle

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.


2 comentários

  1. Marisa Lima disse:

    Muito bom o material:
    Eu fiz a minha graduação a distância e agora estou fazendo um curso de especialização de tutor a distância é rápido mas já deu para mim ter uma noção.
    Eu quero me aprofundar o presente e o futuro será a distância.
    Aguardo mais material se possível.
    Muito obrigado.
    Abraço.
    Marisa Lima

  2. Yan M. disse:

    Muito bom o conteúdo mas tenho uma pergunta que ele não contempla: E caso eu queira configurar a data de início do cursocom liberação das aulas semanalmente e de modo progressivo a partir da data em que ele foi inscrito? Por exemplo:

    – o aluno José se inscreveu no dia 01 no curso de Matemática: no dia 08 (início da segunda semana), ele visualiza a aula 02 e, no dia 15 (início da semana 3) ele poderá visualizar a aula 03 e assim por diante;
    – a aluna Maria se inscreve no mesmo curso do José mas no dia 15 e, daí, a aula 02 fica liberada pra ela somente no dia 22 e assim por diante.

    Como configurar dessa forma?

    Um abraço!