Minha IDEON

Fale conosco

  • Suporte técnicosuporte@ideon.net.br
  • Financeirofinanceiro@ideon.net.br
  • Comercialcomercial@ideon.net.br
  • Atendimentoideon@ideon.net.br

Fechar Minha IDEON

Minha IDEON

Política de Backup

Política de Backup

Publicado em 15/03/2007 e alterado em 18/03/2017


A IDEON, conforme as melhores práticas de uso dos planos de hospedagem de sites, e-mails, banco de dados e gerenciamento online de arquivos em geral vem através dessa POLÍTICA esclarecer e manter de forma transparente a responsabilidade do usuário quanto ao item mais importante no que se refere a integridade de seus dados, o BACKUP.

Esta POLÍTICA é de total responsabilidade do usuário em prol de garantir a integridade e o perfeito funcionamento dos dados em caso de falhas, invasões ou erros que gerem perdas ou danos a conta de hospedagem. Deve-se entender como “POLÍTICA” para os fins do presente como sendo uma série de medidas para a obtenção de um fim.

O fim pretendido pela IDEON é a garantia da recuperação dos dados de forma rápida, segura e que o usuário tenha por hábito em sua rotina a realização de todos os procedimentos de execução do BACKUP para minimizar os danos e transtornos causados por falta dele.

Portanto, para conhecimento técnico e prático a IDEON instrui todos os usuários, independente do seu nível de conhecimento, que todos os meios de backup são claramente explicados no IDEON Tutor na Minha IDEON. Dúvidas e/ou dificuldade na realização de um ou outro procedimento de BACKUP deve ser dirimido com o Suporte Técnico da IDEON.

Entende-se para todos os fins que BACKUP constitui o download e/ou a cópia do(s) arquivo(s) íntegros e funcionais com o posterior armazenamento do mesmo em um local seguro, diferente de sua origem (Servidor). E este procedimento é de responsabilidade única e exclusiva do usuário da conta de hospedagem.

Todos os meios e ferramentas para a realização do BACKUP são oferecidos e contemplados em todos os planos de hospedagem, através de softwares aos quais o usuário deve estar ciente do seu funcionamento e usá-lo de maneira correta no seu dia-a-dia. Como declarado e aceito no CONTRATO DE HOSPEDAGEM DE SITES no item BACKUP, esta Política e suas medidas adotadas se dividem em:

1º) BANCO DE DADOS

Entende-se por Banco de Dados, um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) que nada mais é um software que possui recursos capazes de manipular as informações do banco de dados e interagir com o usuário. Onde leia-se SQL a mesma significância deverá ser dada para Postgre SQL ou outro banco de dados fornecido no servidor da IDEON.

A IDEON destaca total atenção para esse serviço da hospedagem pois a considera como a mais “frágil e suscetível” a falhas, erros ou problemas. Por isso, recomendamos o backup manual do banco de dados através da ferramenta PHPMyAdim (exportar Banco de Dados), o download do backup disponível no cPanel (em BACKUPS) regularmente ou todas as vezes que uma atualização ou mudança no site ou plataforma for realizada.

Além das duas maneiras de backup acima, outra forma eficiente de gerenciar um Banco de Dados e consequentemente fazer o BACKUP de forma segura e gratuita é o software SQLYog. Na sua versão paga é possível agendar o backup automatizado do SQL.

Cabe também ao usuário buscar outras formas de realizar ou até mesmo automatizar o backup do SQL contratando ferramentas especializadas para tais funções ou instalando plugins ou ferramentas que executem essa função de outra maneira.

2°) BACKUP COMPLETO OU PARCIAL DA CONTA DE HOSPEDAGEM

Entende-se por Backup Completo ou Parcial, o software do cPanel que possui a opção para o usuário realizar o backup dos dados da sua conta de hospedagem e a mesma opção para restaurar o backup que seja realizada por esta ferramenta. Esse backup é realizado manualmente e a restauração realizada por esta ferramenta que sobrescreve os dados que estão na sua hospedagem. Essa opção pode ser utilizada também para realizar a migração de dados para outro servidor que possua o cPanel ou não.

No cPanel de todas as contas de hospedagem é disponibilizada a opção de BACKUP onde o usuário pode fazer um backup total de sua conta (Full-Backup) ou parcial como somente banco de dados, configurações de e-mail e arquivos.

Todas as contas de hospedagem realizam um Backup Completo automaticamente a cada 7 dias (ou 168 horas) de toda a conta do usuário e o armazena por até 7 dias (168 horas). Após esse período, o backup acaba sendo substituído pelo mais recente assim que for realizado. A realização deste backup automatizado é feita todos os domingos à meia-noite horário de Brasília.

A integridade do arquivo de backup é exatamente igual a conta original, sendo assim, se uma conta estiver comprometida com um banco de dados vazio, com um arquivo infectado ou malware o backup será gerado com essas características.

Uma particularidade do cPanel é a de que se um Banco de dados estiver corrompido, ou a conta apresentar alguma falha grave o backup automatizado é suspenso e não é realizado. Assim que constatado tal anomalia pela IDEON, o usuário será notificado através do sistema de Tickets na Minha IDEON.

Em casos raros, é possível que durante a geração do Backup Completo o mesmo possa ser comprometido e apresentar erros que comprometerão a restauração futura. Por isso, se for para diminuir ainda mais a margem de erro o recomendo é sempre aliar o Backup Completo com o Backup Parcial.

A IDEON realiza gratuitamente a restauração de 3 (três) Backups Completo ou Parcial durante o período de um ano para usuários dos planos de hospedagem Pro, Liberty e Smart. Nos planos Light e Web a IDEON cobrará a taxa de R$ 120,00 para cada o serviço de restauração do backup. A restauração pode ser tanto a feita pelo usuário ou a Completa automatizada realizado semanalmente.

3°) BACKUP DOS E-MAILS

O uso de programas de e-mail por conexão POP3 como Microsoft Outlook, Thunderbird e outros, que faz o download das mensagens de e-mails do servidor para um computador podem manter ou apagar a mensagem no servidor, dependendo da configuração realizada pelo usuário. Em ambos os casos, é recomendado que você utilize o próprio programa de e-mail para exportar o BACKUP de suas mensagens armazenadas nele.

Quanto a BACKUP das mensagens de e-mail no servidor a IDEON recomenda que o usuário faça sempre que achar necessário um Backup Completo de sua conta de hospedagem (assim além de tudo na conta as mensagens de e-mails são exportadas e podem ser restauradas depois).

Outra recomendação importante é que o usuário crie um e-mail gratuito como Gmail ou Yahoo, e através de seu CPanel ou Webmail crie um encaminhamento dos e-mails recebidos nesta conta de e-mail para essa conta de e-mail externa. Assim, sempre que um novo e-mail for recebido no servidor automaticamente é enviado uma cópia desse e-mail para o e-mail externo (Gmail ou Yahoo). Assim, é possível manter um backup de todos os e-mails recebidos de uma maneira simples, gratuita e muito eficaz.

4°) BACKUP DOS ARQUIVOS

Tudo o que é publicado na pasta public_html da conta de hospedagem pode e deve ser realizado cópia de segurança em outro local, seja outro servidor de hospedagem, seu computador ou Servidor Cloud como OneDrive, Google Drive, Dropbox entre outros. Para realizar este procedimento é possível através do Backup Parcial da pasta “Home” no cPanel ou através do seu programa de FTP favorito, baixando os arquivos para seu computador ou enviando remotamente para outro servidor.

5°) SOFTWARE DE BACKUP

A IDEON recomenda a muitos anos um software de baixo custo e muito eficiente na realização de backup automático ao qual é instalado e configurado pelo usuário em seu computador e o mesmo efetua automaticamente o download para seu computador todo o dia no horário agendado dos arquivos e banco de dados. Para maiores informações e contratação acesse o site do desenvolvedor do Backup Smart (cPanel Website Backup Software).

É recomendado também ao usuário que pesquise e utilize outros softwares de sua confiança e escolha para a realização dos backups necessários para manter a integridade dos seus dados hospedados no servidor IDEON.