Backup do banco de dados MySQL pelo cPanel

A IDEON recomenda que você faça sempre o backup dos seus bancos de dados e para isso existem duas maneiras de você fazer.

Para acessar seus bancos de dados e salvá-los no formato de arquivo .sql é preciso que você acesse seu cPanel (www.seudominio.com.br/cpanel e vá a aba “Banco de Dados” e siga os passos abaixo:

1-) Abra seu “phpMyAdmin”, clicando no ícone correspondente.

Backup do banco de dados MySQL pelo cPanel

2-) No menu ao lado esquerdo será exibido todos os bancos de dados de sua conta de hospedagem. Expanda o seu usuário para visualizar todos seus bancos de dados. Clique no banco de dados que você deseja abrir.

Backup do banco de dados MySQL pelo cPanel

3-) Agora com o banco de dados aberto, clique na aba “Exportar” no lado direito. Certifique-se de selecionar para exportar toda a base de dados, não somente uma tabela. Todas as tabelas deverão aparecer na lista de exportação, e por ali você pode escolher as que deseja fazer backup. Selecione “SQL” como formato de saída.

Backup do banco de dados MySQL pelo cPanel

4-) Clique em “Go” para fazer o download do seu banco de dados. Faça o download e armazena em um local seguro em seu computador. Para salvar de forma zipada o banco de dados acesse o ícone “Backups” no seu cPanel e siga a s instruções abaixo:

Backup do banco de dados MySQL pelo cPanel

Na seção Backups Parciais é possível baixar o banco de dados de forma zipada e para isso basta clicar no link do banco de dados para fazer o download na extensão .gz. Fazendo o download desse backup é possível restaurar esse backup por aqui escolhendo o arquivo baixado e fazendo o upload.

Pronto, você aprendeu a fazer o backup do banco de dados MySQL pelo cPanel de maneira rápida e prática. Qualquer dúvida ou dificuldade, abra um ticket para nosso suporte técnico. Para saber mais sobre o cPanel e todas as suas funcionalidades, clique aqui.