Política Postmaster

Política Postmaster publicada em 10/06/2009 e alterado em 22/11/2019

política postmasterPolítica Postmaster em sincronia com as melhores práticas, manifesta publicamente este documento particular que tem como objetivo formalizar o compromisso denominado Política Postmaster que fazem entre si. De um lado, Ideias Online Internet Ltda, denominada CONTRATADA, inscrita no CNPJ 08.727.899/0001-50. Do outro lado o CONTRATANTE que utiliza o SERVIÇO da CONTRATADA.

Entende-se como Política Postmaster uma série de medidas para a obtenção de um fim junto ao CONTRATANTE. O fim pretendido pela CONTRATADA é explicitar os motivos aos quais uma mensagem eletrônica pode não ser enviada ou recebida com sucesso e a relação com a Política Anti-Spam.

Para os devidos fins, fica esclarecido que Postmaster é o nome de uma conta de e-mail que é responsável pela manutenção e-mail em no SERVIDOR. Quando o proprietário de uma conta de e-mail tem problemas, uma mensagem do Postmaster chegará ao remetente e no conteúdo desse e-mail estará explicitado o motivo do erro. 

Portanto, fica definido através dessa Política Postmaster que na maioria dos casos, esse erro significa que o e-mail não foi entregue ao destinatário porque:

– O endereço de e-mail não existe.
– O endereço de e-mail foi mal digitado.
– O domínio do endereço contém algum tipo de problema que o esteja impedindo de receber e-mails.
– A caixa de entrada desse e-mail está lotada.
– O endereço de e-mail de destino não está corretamente configurado para receber e-mails.

Reclamação enviada por um CONTRATANTE da CONTRATADA serão usadas como base para a recusa de conexões de qualquer sistema de e-mail. Assim sendo esclarecido a Política Postmaster, as entregas de mensagens eletrônicas através do SERVIDOR seguem os seguintes requisitos técnicos:

1º) Sobre os bounced mail

1.1) O bounced mail é um endereço de e-mail que não pode receber mensagens devido a um erro, ou seja, os e-mails enviados para ele são rejeitados.

1.2) Existem dois tipos de bounced mail que pode ser temporário “soft bounce” ou permanente “hard bounce”. O soft bounce vêm normalmente de endereços com caixa cheia ou falha temporária de acesso. O hard bounce geralmente são de e-mails inexistentes, o que configura em uma larga escala desses e-mails a prática de spam.

1.3) O SERVIDOR da CONTRATADA rejeitarão conexões de servidores que apresentem mais que 10% de erro na lista de destinatários, também conhecido como “bounced mail” conforme definido em sua Política Anti-Spam.

2º) Listas RBL e as recomendações RFC

2.1) Sobre a Política Postmaster de uso de Listas RBL, a CONTRATADA analisa o fluxo de mensagens e poderá rejeitar conexões de servidores que possuam um comportamento suspeito de spam. Portanto haverá a imediata rejeição de mensagens provenientes de servidores listados nas listas RBL conforme definido na Política Anti-Spam.

2.2) O SERVIDOR da CONTRATADA seguem as recomendações RFC 974RFC 4408RFC 2821RFC 2822 e RFC 4871 portanto, pode rejeitar conexões de endereços de IPs que não estejam de acordo com as recomendações da RFC 1912, em relação às configurações de DNS-Reverso.

3º) O SPF - Sender Policy Framework

3.1) O SPF é a abreviatura de “Sender Policy Framework” e é um sistema que evita que outros domínios, enviem mensagens não autorizadas em nome de um domínio. O domínio pode ou não autorizar que outros IP’s fora desta relação enviem e-mails em seu nome seguindo as regras da RFC 4408.

3.2) A CONTRATADA configura e publica o seu Registro SPF padrão vinculado ao IP do SERVIDOR em cada CONTA e recomenda que o CONTRATANTE faça o mesmo através do cPanel caso utilize outro servidor de e-mail.

3.3) Fica definido por essa Política Postmaster que a CONTRATADA poderá rejeitar mensagens quando o endereço IP de origem da conexão não for considerado válido de acordo com sua entrada SPF, para domínios que publicam seu Registro SPF.

3.4) A CONTRATADA por padrão utiliza o valor “?” assim, se evita que o serviço de e-mail de algum novo CONTRATANTE para de funcionar, pois esse valor é abrangente para a maioria dos servidores.

3.5) A CONTRATADA considera a entrada SPF, um excludente para o recebimento de mensagens, caso a mesma esteja sendo enviada por um IP que o domínio não autoriza o envio, seja por ser um servidor novo, ou por ser uma tentativa de fraude com esse domínio, essas mensagens são excluídas.

4º) As técnicas proibidas e inseguras

4.1) O SERVIDOR por sua Política Postmaster não aceitará conexão configurada com IP dinâmico, muito menos de conexões de origem sistemas inseguros e de terceiro, sendo que esses incluem Open Proxies, Open Relay e qualquer outro sistema em que seja constatada a disponibilidade de ser utilizado de forma indevida.

4.2) O SERVIDOR não efetuará a entrega de mensagens suspeitas de estarem utilizando-se de técnicas para burlar filtros anti-spam tais como URL codificados em hexadecimal, arquivos do tipo texto ou html codificados em Base64.

5º) Sobre a validade da Política Postmaster

5.1) A CONTRATADA poderá alterar esta Política Postmaster aqui estabelecida, a qualquer tempo, por decorrência da adoção de novas tecnologias, alteração na legislação ou novas necessidades de segurança. Suas eventuais alterações estarão sempre disponíveis nessa política, tornando-se válidas a partir da data de sua publicação.

6º) Sobre os direitos e o valor legal da Política Postmaster

6.1) O CONTRATANTE não deverá copiar, modificar, reproduzir, transmitir, publicar ou distribuir de qualquer forma no todo ou em parte, qualquer conteúdo direta ou indiretamente relacionada a presente Política Postmaster, sem a prévia e expressa autorização, por escrito, da CONTRATADA ao qual é detentora do conteúdo dessa Política.

6.2) Esta Política Postmaster é um anexo ao Contrato de Hospedagem de Sites e será regida, exclusivamente, pelas leis brasileiras, e suas controvérsias deverão ser solucionadas entre o CONTRATANTE e a CONTRATADA em forma de conciliação propositiva para solucionar qualquer divergência.