Política de Backup

Política de Backup publicada em 15/03/2007 e alterado em 03/01/2019

política de backupPolítica de Backup, em sincronia com as melhores práticas, manifesta publicamente este documento particular que tem como objetivo formalizar o compromisso denominado Política de Backup que fazem entre si. De um lado, Ideias Online Internet Ltda, denominada CONTRATADA, inscrita no CNPJ 08.727.899/0001-50. Do outro lado o CONTRATANTE que utiliza o SERVIÇO da CONTRATADA.

Entende-se como Política de Backup uma série de medidas para a obtenção de um fim junto ao CONTRATANTE. O fim pretendido pela CONTRATADA é a realização de cópias de segurança dos dados armazenados no SERVIDOR em um local externo e seguro. Além de ações efetivas que evitem a perda de dados sensíveis e importantes.

A CONTRATADA, conforme as melhores práticas de uso dos planos de hospedagem de sites, e-mails, banco de dados e gerenciamento online de arquivos em geral vem através dessa Política de Backup esclarecer e manter de forma transparente a responsabilidade do CONTRATANTE quanto ao item mais importante no que se refere a integridade de seus dados, o backup. A CONTRATADA se isenta da responsabilidade do CONTRATANTE não realizar o backup.

1º) Sobre a Política de Backup

1.1) Esta Política de Backup é de total responsabilidade do CONTRATANTE em prol de garantir a integridade e o perfeito funcionamento dos dados em caso de falhas, invasões ou erros que gerem perdas ou danos a conta de hospedagem.

1.2) Essa Política de Backup é a garantia da recuperação dos dados de forma rápida, segura e que o CONTRATANTE tenha por hábito em sua rotina a realização de todos os procedimentos de execução do backup para minimizar os danos e transtornos causados por falta dele.

1.3) A CONTRATADA instrui o CONTRATANTE através dessa Política de Backup, independente do seu nível de conhecimento, que todos os meios de backup são claramente explicados no IDEON Tutor na Minha IDEON. Dúvidas ou dificuldades na realização de um ou outro procedimento de backup deve ser dirimido com o Suporte técnico da CONTRATADA.

1.4) Entende-se para todos os fins que backup constitui o download e a cópia dos arquivos íntegros e funcionais com o posterior armazenamento em um local seguro, diferente de sua origem, no caso o SERVIDOR e esse procedimento é de responsabilidade única e exclusiva do CONTRATANTE da CONTA.

1.5) Todos os meios e ferramentas para a realização do backup são oferecidos e contemplados no PLANO através dos quais o CONTRATANTE deve estar ciente do seu funcionamento e usá-lo de maneira correta no seu dia a dia.

1.6) Define-se por essa Política de Backup que uma CONTA suspensa continua recebendo e-mails e outras informações mesmo com o CONTRATANTE não tendo acesso a ela, portanto a CONTRATADA continuará realizando os backups automatizados do SERVIDOR.

1.7) Uma CONTA em “Período de Teste” ou que nunca tenha realizado nenhum pagamento para a efetivação da contratação do PLANO, não terá o direito de armazenar cópia de backup conforme item 2.7 dessa Política. Portanto, uma CONTA ao qual após 7 dias não efetuou o pagamento e tiver o encerramento do SERVIÇO com a posterior exclusão da CONTA, não terá direito a restauração e recuperação de backup por parte do CONTRATANTE.

2º) Backup completo ou parcial

2.1) O cPanel oferece as ferramentas para o CONTRATANTE realizar o backup dos dados de sua CONTA e a opção para restaurar o backup que seja realizada por esta ferramenta. Esse backup é realizado manualmente e a restauração também, ao qual sobrescreve os dados que estão na CONTA. Essa opção pode ser utilizada para realizar a migração de dados para outro servidor que possua o cPanel para o SERVIDOR.

2.2) No cPanel, em todas as contas de hospedagem é disponibilizada a opção de backup onde o CONTRATANTE pode fazer um backup total de sua conta (Full-Backup) ou parcial como somente banco de dados, configurações de e-mail, redirecionamentos e arquivos.

2.3) É realizado automaticamente pelo SERVIDOR um Backup Completo, chamado de “full-backup” por semana de toda a CONTA que ocorre na madrugada de domingo a partir da meia-noite horário de Brasília. Após concluído, esse arquivo de backup está disponível no cPanel para download ou para restauração. O arquivo do Backup é armazenado por até 14 (quatorze) dias, sendo mantido sempre os dois últimos backups realizados. O backup mais antigo sempre acaba sendo substituído pelo mais recente assim que for realizado novamente o processo de full-backup. Contas com espaço em disco extra contratado que superem 50GB de tamanho total terão o backup automático suspenso devido ao tamanho da conta ser incompatível com o espaço em disco permitido.

2.4) A integridade do arquivo de backup é exatamente igual a conta original, sendo assim, se uma conta estiver comprometida com um banco de dados vazio, com um arquivo infectado ou malware o backup será gerado com essas características.

2.5) Em casos raros, é possível que durante a geração do Backup Completo o mesmo possa ser comprometido e apresentar erros que comprometerão a restauração futura. Por isso, se for para diminuir ainda mais a margem de erro o recomendo é sempre aliar o Backup Completo com o Backup Parcial.

2.6) Fica claro na Política de Backup que a CONTRATADA realiza gratuitamente a restauração de 1 (um) Backup Completo durante o período de 6 (seis) meses nos planos Pro e Liberty. Nos planos Light e Web a CONTRATADA cobrará a taxa de restauração do backup, conforme tabela de preço na Minha IDEON.

2.7) Após a rescisão do Contrato de Hospedagem de Site e a exclusão da CONTA no SERVIDOR, a CONTRATADA ativa o Período de Manutenção Preventiva de Backup, ao qual mantém para restauração futura, a fim de arrependimento ou de algum impeditivo de força maior ao qual o CONTRATANTE não pode renovar o SERVIÇO, o último full-backup gerado pelo servidor por até 90 dias a contar da exclusão da CONTA.

2.8) Após o Período de Manutenção Preventiva de Backup, a CONTRATADA não tem nenhuma responsabilidade em armazenar o full-backup do CONTRATANTE, tendo em vista que o mesmo é uma cortesia oferecido pela CONTRATADA com o fim específico de estender por mais um período a chance do CONTRATANTE reativar sua conta após o término do contrato.

3º) Backup do Banco de Dados

3.1) Entende-se por Banco de Dados, um sistema de gerenciamento de dados que é um software que possui recursos capazes de manipular as informações e interagir com o CONTRATANTE. Onde leia-se SQL a mesma significância deverá ser dada para Postgre SQL ou outro banco de dados fornecido no servidor da CONTRATADA.

3.2) A CONTRATADA destaca nesta Política de Backup, total atenção para esse recurso, pois a considera como a mais frágil e suscetível a falhas, erros ou problemas. Por isso, recomendamos o backup manual do banco de dados através da ferramenta phpMyAdmin na função exportar, o download do backup disponível no cPanel regularmente ou todas as vezes antes de realizar uma atualização ou mudança no site ou plataforma.

3.3) Além dessas maneiras de backup, outra forma eficiente de gerenciar um Banco de Dados e consequentemente fazer o backup de forma segura e gratuita é através do software SQLYog. Outras ferramentas de gerenciamento de banco de dados também são efetivas tanto no acesso remoto ao SQL, quanto ao backup dele.

3.4) Esclarece-se na Política de Backup que cabe também ao CONTRATANTE buscar outras formas de realizar ou até mesmo automatizar o backup do SQL contratando ferramentas especializadas para tais funções ou instalando plugins ou ferramentas que executem essa função de outra maneira.

4º) Backup dos e-mails

4.1) O uso de programas de e-mail por conexão POP3 como Microsoft Outlook, Thunderbird e outros, que faz o download das mensagens de e-mails do servidor para um computador podem manter ou apagar a mensagem no servidor, dependendo da configuração realizada pelo CONTRATANTE. Em ambos os casos, é recomendado que você utilize o próprio programa de e-mail para exportar o BACKUP de suas mensagens armazenadas nele.

4.2) Quanto a Política de Backup das mensagens de e-mail no SERVIDOR, a CONTRATADA recomenda que o CONTRATANTE faça sempre que achar necessário um full-backup de sua CONTA, assim além de tudo hospedado na conta, as mensagens de e-mails são salvas e podem ser restauradas posteriormente.

4.3) Outra recomendação importante é que o CONTRATANTE crie um e-mail gratuito como Gmail ou Yahoo, e através de seu cPanel ou Webmail crie um encaminhamento dos e-mails recebidos nessa conta de e-mail para essa conta de e-mail externa. Assim, sempre que um novo e-mail for recebido no SERVIDOR, automaticamente é enviado uma cópia dessa mensagem para o e-mail externo. Assim, é possível manter um backup de todos os e-mails recebidos de uma maneira simples, gratuita e muito eficaz.

5º) Backup dos arquivos

5.1) Tudo o que é publicado na pasta “public_html” da CONTA pode e deve ser realizado uma cópia de segurança em outro local fora do SERVIDOR, seja em outro servidor de hospedagem, no computador, em um HD externo ou Cloud como OneDrive, Google Drive, Dropbox dentre outros. Para realizar este procedimento é possível através do Backup Parcial da pasta “Home” no cPanel ou através do programa de FTP, baixando os arquivos para o computador ou enviando remotamente para outro servidor.

6º) Software de backup

6.1) A CONTRATADA recomenda nessa Política de Backup um software de baixo custo e muito eficiente na realização de backup automático ao qual é instalado e configurado pelo CONTRATANTE em seu computador e o mesmo efetua automaticamente o download para seu computador todo o dia no horário agendado dos arquivos e banco de dados. Para maiores informações e contratação acesse o site do desenvolvedor do Backup Smart.

6.2) É recomendado ao CONTRATANTE que pesquise e utilize outros softwares de sua confiança e escolha para a realização dos backups necessários para manter a integridade dos seus dados hospedados no SERVIDOR.

7º) Sobre a validade da Política de Backup

7.1) A CONTRATADA poderá alterar esta Política de Backup aqui estabelecida, a qualquer tempo, por decorrência da adoção de novas tecnologias, alteração na legislação ou novas necessidades de segurança. Suas eventuais alterações estarão sempre disponíveis nessa política, tornando-se válidas a partir da data de sua publicação.

8º) Sobre os direitos e o valor legal da Política de Backup

8.1) O CONTRATANTE não deverá copiar, modificar, reproduzir, transmitir, publicar ou distribuir de qualquer forma no todo ou em parte, qualquer conteúdo direta ou indiretamente relacionada a presente Política de Backup, sem a prévia e expressa autorização, por escrito, da CONTRATADA ao qual é detentora do conteúdo dessa Política.

8.2) Esta Política de Backup é um anexo ao Contrato de Hospedagem de Sites e será regida, exclusivamente, pelas leis brasileiras, e suas controvérsias deverão ser solucionadas entre o CONTRATANTE e a CONTRATADA em forma de conciliação propositiva para solucionar qualquer divergência.